Osvando J. de Morais., Roseméri Laurindo, Sônia Jaconi (Orgs.)

EntreNações e Inter-Relações: Marques de Melo e a Comunicação em Diálogos

Professor, mestre e líder – é difícil escolher que faceta destacar na trajetória de José Marques de Melo.

Centenas de estudantes adquiriram  sua formação jornalística através das aulas do Prof. Melo como professor tanto na Universidade de São Paulo de 1967 a 1993, quanto, a partir de 1993, na Universidade Metodista de São Paulo – onde fundou e dirige a Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Como pesquisador e orientador de pesquisas acadêmicas, a atuação do Prof.  Melo alia atitudes do mestre que dirige o caminho, com as do estudioso que busca preservar  e estimular a autonomia da reflexão do orientado – tendo conduzido à defesa mais de 80 mestres e mais de 40 doutores.

A produção bibliográfica do Prof. Melo, em artigos, capítulos e livros é profícua e indispensável para quem quer se aventurar nas práticas jornalísticas e comunicacionais ou quem quer refletir a respeito. Entre seus livros, destaquemos um: o clássico A Opinião no Jornalismo Brasileiro, publicado pela editora Vozes.

Líder nato, a atuação acadêmico-administrativa do Prof. Melo se mistura com a própria trajetória das instituições em que atuou e atua: A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. 

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – instituição destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais do mercado, fundada por Marques de Melo e equipe em 1967, chega em 2013 ao seu 36º congresso anual e está solidamente consolidada como espaço de reflexão no cenário nacional e também com reflexos internacionais. Participam no congresso anual nacional  cerca de 3 000 estudiosos e pesquisadores.

Esse livro é uma homenagem a José Marques de Melo. Os capítulos aqui reunidos foram elaborados por  com autores oriundos de Argentina, Bolívia, Canadá, Colômbia, Estados Unidos da América, México, Uruguai e Venezuela – e também de Portugal e Espanha. 

Ao professor, com respeito; 

ao mestre, com carinho;

 ao líder, com admiração.

Sandra Reimão (USP/ CNPq)