José Marques de Melo (Org.)

Fortuna crítica de Luiz Beltrão V.1

Luiz Beltrão, primeiro doutor em comunicação no Brasil, sua tese sobre Folkcomunicação, foi defendida em 1967, na Universidade de Brasília. Embora seu título só tenha sido reconhecido 14 anos mais tarde. Faleceu em 1986.

Não há como negar o legado pioneiro do mestre Luiz Beltrão. Esse volume, chamado de “A fortuna crítica de Luiz Beltrão – Dicionário Bibliográfico”, idealizado pelo professor José Marques de Melo, com o apoio da equipe: Antonio de Andrade, Eduardo Amaral Gurgel e Francisca Rônia Barbosa, revela parte substanciosa da produção do mestre Beltrão. O livro primorosamente cuidado pelo professor Osvando J. de Morais, Diretor Editorial da INTERCOM é  o primeiro volume da Coleção Beltranianas. É uma fonte extraordinária de consulta, especialmente para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o universo da Folkcomunicação.

Esse Dicionário faz um passeio pelas principais obras do professor, onde autores da nova geração de estudiosos da Folkcomunicação realizaram uma releitura da obra do mestre, trazendo além dos pontos centrais abordados por Luiz Beltrão no que tange as Teorias da Comunicação, a trilogia sobre o jornalismo, alguns cursos ministrados, obras sobre literatura e outras, que como diários de bordo, evidenciam os olhares singulares de Beltrão em suas viagens pelo mundo da cultura popular. Os textos decifram, instigam e oferecem ao leitor um novo olhar, traduzido e atualizado na conjuntura dos sistemas globalizados, no cenário do século XXI.

Dos volumes publicados por Beltrão, estão disponíveis verbetes dos livros: Comunicação e Folclore, Contos de Olanda, Enseñanza de la técnica del Periodismo, Folkcomunicação: Um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de ideias, Folkcomunicação: A comunicação dos marginalizados, Folkcomunicação: Teoria e metodologia, Fundamentos científicos da comunicação, A Greve dos desempregados, O Índio, um mito brasileiro, Iniciação à Filosofia do Jornalismo, Imprensa Informativa, Itinerário da China, Jornalismo Cultural, Jornalismo Interpretativo, Jornalismo Opinativo, Marketing, Cultura e Comunicação, Memória de Olinda, Mídia e folclore, Midiologia, Pedagogia da Comunicação, Quilômetro zero, Os Senhores do mundo, A Serpente no atalho, Sociedade de massa, comunicação e literatura, As Sombras do ciclone, Teoria da Comunicação, Teoria da Comunicação de Massa: Subsídios, Teoria e Prática do Jornalismo e Teoria Geral da Comunicação.

A riqueza dos textos disponibilizados nesse volume procura sintetizar criticamente o conteúdo de cada título publicado pelo mestre Beltrão. Esse acervo é leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam, especialmente, pelos estudos de cultura popular, tendo como foco central os processos comunicativos gerados e gestados no âmbito da Folkcomunicacão e do Jornalismo.

Além desse livro, já estão definidos outros cinco volumes, que terão a chancela da INTERCOM. Esse trabalho de fôlego objetiva oferecer para a nova geração de pesquisadores o acesso à obra do mestre, pois grande parte já está esgotada. Também integra as atividades direcionadas ao centenário de Beltrão, efeméride que será comemorada em 2018. 

Profa. Dra. Maria Cristina Gobbi
Diretora (secretaria) da RedeFolkcom