Antonio Hohfeldt (Org.)

Jornalismo Cultural: Temas de Comunicação. Luiz Beltrão V.2

TEMAS DE COMUNICAÇÃO

Neste livro organizado por Antonio Hohlfeldt estão presentes as múltiplas interações de Luiz Beltrão com a Cultura, não somente mostrando o lado pioneiro do autor, mas também a posição de vanguarda que ocupa no Brasil.

As Teorias da Cultura e da Mídia são elementos importantes para entender o conjunto de textos aqui reunidos a mostrar as várias culturas como matrizes do nosso comportamento. Por exemplo: a cultura das classes populares, a cultura de massa e a cultura erudita, subdivisões e discussões que são propriamente fatias do contexto maior compreendido como Cultura que se interceptam no tratamento jornalístico que o autor dá aos seus textos e terminam por desvendar muitas incógnitas de sua trajetória e também de suas ideias centradas na transmissão, fusão com a cultura da mídia e da apropriação que fazem os marginalizados e do que se alimentam.

A literatura, neste livro, tem espaço privilegiado e a multiplicidade de temas abordados justifica o subtítulo do livro quando se volta principalmente para a cultura brasileira que sugere uma aparência de caos, mas sendo exatamente em decorrência disso, que possui sua riqueza nos processos, nas práticas, e nas condições de sobrevivência dessas mesmas práticas culturais.

O projeto cultural de Luiz Beltrão e a organização dos textos que compõem esta coletânea ilustram a importância do pensamento beltraniano na construção de teorias que pretendem traduzir o tempo cíclico e acelerado da cultura, suas novas produções, trocas, perda de memória em um contexto da indústria cultural que é por si mesma colonizadora.

São essas dimensões culturais do estar e fazer juntos que materializam a grande ideia teórica da Folkcomunicação.

Osvando J. de Morais
Diretor editorial INTERCOM