José Marques de Melo

Do sensível ao inteligível: Duas décadas de construção do sentido

Sabemos que após os dois conflitos mundiais do século passado que cobriram praticamente a sua primeira metade, a hegemonia política e econômica  do mundo ocidental transfere-se da Europa para os Estados Unidos da América do Norte.   E a luz cultural que conforma o pensamento simbólico de nações e suas pessoas também vai gradativamente, e bem aos poucos, transferindo-se de Paris – a cidade luz – para Nova Iorque, a grande metrópole do gigante do Novo Mundo.  

A Comunicação e os seus diversos meios de operação engendrados pelo homem e capitaneados pelos conglomerados econômicos passam a seguir à risca os modelos de funcionamento emanados pelo novo farol.   Processos de produção, difusão e comercialização são disseminados pelo ocidente e, principalmente nos países latino-americanos,  dado à proximidade e dependência econômica, política e agora também cultural.

Já em meados do século XIX a prática de produção e difusão dos textos da palavra escrita materializados pela indústria editorial que se formara na exploração econômica do formato de livros, revistas e jornais notadamente na Inglaterra e nos Estados Unidos espalha-se de modo diferenciado nos países latinos das três Américas.  Porém, sempre, a partir da adoção do modelo anglo-saxão que Nova Iorque exporta.  
Após a Iª Guerra Mundial e após a IIª  chega a vez do Rádio e da Televisão comerciais, respectivamente.   E, algum tempo depois tem início a pesquisa científico-acadêmica dos processos comunicacionais, deflagrados pelos meios de comunicação, em sua tentativa de reflexão e teorização da área que se constituiu e compreende a Comunicação em sua totalidade.

Este livro de José Marques de Melo se revela de máxima importância para a compreensão das origens do Jornalismo e sua prática. 
Imperdível para professores e estudantes de todas as áreas do Conhecimento!

“JOSÉ MARQUES DE MELO – Professor emérito da Universidade de São Paulo-USP, Diretor da Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação e Presidente de Honra da INTERCOM.”
 

Paulo B. C. Schettino
Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação
Pesquisador em Comunicação e Cultura