Sabemos que após os dois conflitos mundiais do século passado que cobriram praticamente a sua primeira metade, a hegemonia política e econômica do mundo ocidental transfere-se da Europa para os Estados Unidos da América do Norte. E a luz cultural que conforma o pensamento simbólico de nações e suas pessoas também vai gradativamente, e bem aos poucos, transferindo-se de Paris – a cidade luz – para Nova Iorque, a grande metrópole do gigante do Novo Mundo.
A Comunicação e os seus diversos meios de operação engendrados pelo homem e capitaneados pelos conglomerados econômicos passam a seguir à risca os modelos de funcionamento emanados pelo novo farol. Processos de produção, difusão e comercialização são disseminados pelo ocidente e, principalmente nos países latino-americanos, dado à proximidade e dependência econômica, política e agora também cultural.
Já em meados do século XIX a prática de produção e difusão dos textos da palavra escrita materializados pela indústria editorial que se formara na exploração econômica do formato de livros, revistas e jornais notadamente na Inglaterra e nos Estados Unidos espalha-se de modo diferenciado nos países latinos das três Américas. Porém, sempre, a partir da adoção do modelo anglo-saxão que Nova Iorque exporta.
Após a Iª Guerra Mundial e após a IIª chega a vez do Rádio e da Televisão comerciais, respectivamente. E, algum tempo depois tem início a pesquisa científico-acadêmica dos processos comunicacionais, deflagrados pelos meios de comunicação, em sua tentativa de reflexão e teorização da área que se constituiu e compreende a Comunicação em sua totalidade.
Este livro de José Marques de Melo se revela de máxima importância para a compreensão das origens do Jornalismo e sua prática.
Imperdível para professores e estudantes de todas as áreas do Conhecimento!
“JOSÉ MARQUES DE MELO – Professor emérito da Universidade de São Paulo-USP, Diretor da Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação e Presidente de Honra da INTERCOM.”
Paulo B. C. Schettino
Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação
Pesquisador em Comunicação e Cultura