José Marques de Melo, Rose Vidal e Eduardo Amaral (Orgs.)

Metologia de ensino de Jornalismo. Luiz Beltrão. V3

O que começou como realização de um sonho, com a criação de um curso de Jornalismo em Pernambuco na segunda metade do século XX, ganhou uma proporção tamanha que é impossível pensar em formação jornalística sem que o nome Luiz Beltrão venha à mente. Parte de sua importante contribuição para o aspecto educativo do jornalismo está nesta obra clássica e, ao mesmo tempo, contemporânea, até agora inédita no Brasil.

O espírito inovador de Luiz Beltrão e como ele apresentou à sociedade a didática do Jornalismo foi tema central no Curso de Metodologia do Ensino da Técnica de Jornal, realizado pelo CIESPAL (Centro Internacional de Estudos Superiores de Periodismo para América Latina), ministrado por ele em Quito, Equador, em se- tembro de 1963, ora apresentado em português, sob forma de livro.

Nesta obra, apresentada em dez capítulos, Beltrão parte do ensino da técnica de jornal na universidade e nos guia em termos de currículo, métodos e processos didáticos, o que certamente é uma preocupação de todos os docentes dos cursos de Jornalismo. Neste momento em que a regulamentação da profissão e a formação jornalística são discutidas, a exposição e a crítica de métodos de aprendizagem apresentam grande relevância, especialmente para a academia, mas também para a sociedade em geral.
Nas décadas subsequentes à elaboração do manuscrito que originou este livro, foram muitas as transformações em termos de suportes utilizados nas produções jornalís- ticas. Entretanto, o acesso a seus escritos jamais é tardio e, mesmo que alguns de nós estejamos na estrada da docência há algum tempo, diante desta grande aula, é com- preensível sentirmo-nos como aprendizes, alunos de Luiz Beltrão.

Fico feliz por ter a oportunidade de, a partir das reflexões metodológicas apresentadas pelo mestre, repensar, mais uma vez, o processo de aprendizagem na formação jornalística, algo que, creio, todos os docentes devem fazer continuamente em busca da melhora de qualidade dos cursos, a qual tem sido objeto de críticas, muitas delas infundadas, quando se discute a necessidade da graduação em Jornalismo.
Trata-se, seguramente, de uma referência para a área da Comunicação e suas interfaces com a Educação, tanto por abordar o ensino de Jornalismo, quanto pela atualidade dos estudos desse pioneiro, os quais têm suscitado diversos grupos de pesquisa no Brasil e no exterior.

Mirna Tonus
Jornalista e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora e pesquisadora do Curso de Comunicação Social: habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Presidente do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), gestão 2012-2016.