Maria Cristina Gobbi (Org.)

Teoria da Comunicação: Antologia de Pensadores Brasileiros

Este livro é, sem dúvida, uma das grandes contribuições para os pesquisadores – alunos e professores – que estudam a comunicação.

O prêmio que motivou a publicação desse livro conseguiu um fato inédito: reunir uma parte expressiva dos pesquisadores da área de Comunicação no Brasil.  Isto quer dizer que o livro  contribui muito  com as novas gerações , além de repensar a comunicação , colocando em evidência a sua atual produção em um contexto mais específico, por exemplo, quando a ele se associa  essa mesma produção ao nome da pessoa que norteou essa geração, que foi Luiz Beltrão.

Para os mais novos que só agora estão a começar seus trabalhos, hoje, esta publicação vem  propiciar  um contato direto com suas principais referências teóricas, tendo já  ultrapassado os limites  do mito, para agora transformá-los em uma realidade concreta, por meio desse contato.

Devemos pensar, primeiramente, nos autores que se apresentam de modo inovador, e como  teóricos propõem questões em seus textos, pensando os meios de comunicação e seus produtos. São abordagens também específicas que revelam interesses que direcionam o trabalho de toda uma vida dedicada a pesquisar, a praticar e a ensinar o fenômeno comunicacional em suas diferentes formas e aparições. Trata-se da memória viva e dinâmica da Comunicação.

Outra importante contribuição: há os perfis, que reconstroem milimetricamente os autores, situando-os no contexto de suas produções e enfatizando as escolhas que resultaram em profícuas contribuições para a área.  E, um de seus aspectos mais relevantes é, justamente, em uma mesma publicação, reunir pensadores que redimensionaram a cultura brasileira e souberam reconhecer suas matrizes teóricas.

Sabemos da importância do encontro entre as várias gerações de pesquisadores e as trocas benéficas, ou os intercâmbios que inevitavelmente acontecem, pois o que fortalece e alimenta as ações, renova os métodos e as técnicas que emergem das urgências da comunicação são as pesquisas e os intercâmbios.

Não existe necessidade, aqui neste espaço, de nominar as personalidades que compõem a geração renovadora, mas apenas dizer que os textos assinados pelos seus autores são verdadeiros mapas de Pesquisa no Brasil, e que como pensadores que são, estão a produzir em processos contínuos.

É impossível não pensar na capacidade que os perfis possuem de emocionar e  empolgar .  O lado humano dos pesquisadores, detectando, muitas vezes, em pequenas histórias uma realidade que provavelmente ficaria perdida e que  pode revelar coisas capazes de completar os espaços  em branco da cultura movente.Por isso mesmo,  esta obra reforça os vínculos entre os vários pesquisadores, ligando-os diretamente à Comunicação, em  constante construção com as suas  inúmeras nuanças.

Na maestria  da organizadora , Maria Cristina Gobbi , está  a sensibilidade de escolher , selecionar , ordenar  e convidar pessoas para participar de um livro  como esse que reúne gerações de pensadores  e  o pensamento comunicacional brasileiro.

Osvando José de Morais