José Marques de Melo

A Metamorfose da comunicações do século XXI

Resumo:

Nesta Metamorfose de Comunicação, José Marques de Melo retrata as transformações ocorridas no século XX e centra, com maestria, suas discussões em um mundo em contínuo movimento. Impossível não creditar ao século passado uma grande parte das transformações vividas no século atual. Nesse contexto, a América Latina mudou drasticamente o seu panorama comunicacio-nal, enquanto que o Brasil, a seu modo, passa a configurar como referência no campo das pesquisas comunicacionais na região. O tempo, ao seu turno, deslizou de maneira muito rápida, provocando perplexidades, principalmente, refletidas neste alvorecer do século XXI.

 
Na base cultural e profissional do autor estão as construções do campo da comunicação constatadas na expansão das universidades brasileiras – públicas e privadas – como verdadeiros centros que organizavam as habilitações profissionais, e também, davam formas e embasamentos teóricos aos acontecimentos comunicacionais oriundos das disponibilidades cada vez mais complexas e aceleradas oferecidas pelos avanços tecnológicos. As metamorfoses mais destacá-veis que foram elencadas são: a globalização em termos gerais, a Internet, novos meios imbricados em novas mensagens, o avanço da periferia, e a presença da mulher tanto na pesquisa acadêmica quanto no trabalho comunicacional. 

Nesse inventário das metamorfoses da comunicação, Marques de Melo traz, ao mesmo tempo, dois movimentos: situa, de um lado, pesquisadores, associações e instituições; e do outro, os acontecimentos globais que interferem e implicam em ressonâncias nos diversos locais nos quatro pontos cardeais e que não passaram despercebidos à sensibilidade do autor. Por exemplo, faz-nos lembrar das perdas simbólicas provocadas pela saída dos exilados que funcionou como uma grande fuga forçada de cérebros, além de discutir a Teoria Crítica, no contexto universitário no Brasil.