Sonia Virgínia Moreira (org.)

Uma Filósofa em campo na Comunicação

O pioneirismo de Anamaria Fadul ganhou relevo com a fundação do Núcleo de Pesquisa de Telenovela, em 1992, numa das salas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Essa iniciativa, com repercussão no Brasil e no exterior, abriu caminho para centenas de estudos em nível de graduação e de pós-graduação sobre a ficção televisiva seriada, tema por muito tempo desprezado no espaço acadêmico. Desse empreendimento nasceu Ficção Seriada na TV: as telenovelas latino-americanas (ECA-USP, São Paulo, 1993), obra bilíngue de referência com contribuições de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

No campo dos estudos da comunicação, Anamaria Fadul desenvolveu projeto relacionando Mídia, Região e Globalização – objeto de artigos, seminários e, em especial, de orientações na graduação e no programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo.

 
Com extensa, profícua e original trajetória, Anamaria Fadul é nome de referência para os estudos comunicacionais. Professora aposentada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e da Universidade Metodista de São Paulo, autora de artigos e conferencista, sua obra identifica o lugar estratégico da comunicação para pensar a modernidade.
 
Sonia Virgínia Moreira